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Um casal parecendo estressado com documentos financeiros, estilo minimalista, paleta de cores neutras limitada, linhas limpas, foco em formas essenciais, amplo espaço negativo, iluminação suave

Como Calcular seu Orçamento de SEO: Um Guia Completo para Empresas Brasileiras

Como Calcular seu Orçamento de SEO: Um Guia Completo para Empresas Brasileiras

O Desafio do Marketing Digital

O digital é o principal canal de marketing para muitas empresas hoje em dia.

Muitos proprietários e executivos ainda têm dificuldade em orçar adequadamente para marketing online.

O orçamento para SEO pode ser complexo e influenciado por fatores como escopo do projeto, concorrência do setor e serviços específicos necessários. Não existe uma calculadora universal para determinar custos.

Este artigo explora os principais componentes de preços de SEO e como calcular e planejar seu orçamento.

O Que as Empresas Não Entendem Sobre Investimento em SEO

SEO é uma área onde você realmente recebe o que paga. Investir adequadamente em serviços de SEO pode impactar significativamente sua presença online e o crescimento do seu negócio.

De acordo com dados recentes, mais da metade de todos os profissionais de SEO trabalham com orçamentos mensais variando de R$2.500 a R$25.000, com 28,6% relatando orçamentos na faixa de R$5.000-R$25.000.

Muitos empresários relutam em investir em SEO, frequentemente porque não compreendem como o marketing de busca funciona e estão ocupados demais administrando seus negócios para aprender sobre SEO.

A maioria dos setores segue um processo padronizado, passo a passo, para alcançar resultados específicos.

Muitos empresários erroneamente assumem que o SEO funciona da mesma maneira, tratando-o como uma commodity.

Este equívoco os leva a cair em ofertas de baixo custo como serviços “garantidos na primeira página” por R$500/mês de spammers e golpistas, que nunca entregam resultados significativos.

O Custo do SEO Barato

Participo de vários grupos de marketing digital no Facebook. É realmente assustador o número de iniciantes se passando por profissionais de SEO e aceitando clientes.

É comum ver perguntas como: “Acabei de conseguir um cliente que quer ranking para [palavra-chave x] – como faço isso?”

Um segundo problema comum são pessoas usando esquemas de links, especificamente redes de blogs privados e páginas de terceiros conhecidas como SEO parasita, sem nunca explicar o risco aos clientes. Muitos usam IA para gerar conteúdo em massa sem verificação de fatos.

No entanto, a IA pode ser uma ferramenta poderosa quando usada eticamente no SEO.

A IA ajuda a automatizar análise de dados, identificar padrões e otimizar a criação e otimização de conteúdo, o que por sua vez ajuda a reduzir os custos de SEO.

Se os empresários estivessem apenas desperdiçando dinheiro ao contratar um SEO incompetente, já seria ruim o suficiente. Infelizmente, os danos colaterais do “SEO barato” podem ir muito mais fundo.

Pode atrair uma penalidade do Google e praticamente eliminar a visibilidade de um site na web.

Os empresários devem lembrar que são, em última análise, responsáveis por qualquer trabalho de SEO realizado em seu site. Eles devem discutir as táticas específicas que os prestadores de serviços usam antes de firmar um acordo.

Gerenciando Seus Recursos

Com o Google utilizando mais de 200 (e provavelmente exponencialmente mais) fatores de classificação, é fácil ficar intimidado e paralisado.

A boa notícia é que, se você se concentrar em apenas três fatores, ainda pode ter excelentes resultados, independentemente do seu nicho.

Aqui está o que você precisa prestar atenção:

Arquitetura de Informação

Seu site deve:

  • Ser rastreável e acessível para mecanismos de busca.

  • Seguir as Diretrizes para Webmasters do Google para melhores práticas de SEO.

  • Ser otimizado para uma experiência de usuário de alta qualidade (prestando atenção cuidadosa aos Core Web Vitals).

  • Renderizar claramente em dispositivos móveis, tablets e desktops.

Conteúdo

O conteúdo do seu site deve estar em conformidade com as melhores práticas divulgadas nas Diretrizes de Avaliação de Qualidade de Pesquisa, com ênfase em:

  • Ser único e oferecer valor.

  • Corresponder às consultas de pesquisa.

  • Satisfazer a intenção do usuário.

  • Ser de alta qualidade.

  • Satisfazer o algoritmo de conteúdo atualizado.

Backlinks

  • Deve ser natural. Evite esquemas de links populares como redes de blogs privados (PBNs) e posts de convidados pagos. Em vez disso, concentre-se em construir links reais de sites tematicamente relevantes com conteúdo de alta qualidade.

  • A qualidade é fundamental: Um número menor de links relevantes de alta confiança/alta autoridade pode superar uma grande quantidade de links de qualidade inferior.

Você Gerencia O Que Você Mede – Defina Metas

Antes de estabelecer um orçamento, é necessário definir metas específicas para uma campanha.

Suas metas devem incluir resultados mensuráveis, um prazo definido e uma medida real para o sucesso.

Em um momento, o sucesso era medido unicamente por rankings de palavras-chave. Embora os SERPs continuem sendo uma métrica importante, não são os mais importantes.

Eu argumentaria que as métricas mais importantes são aquelas que impactam diretamente o resultado final. Sessões orgânicas, conversões de metas e receita se enquadram nessa categoria.

A definição de metas poderia incluir melhorar as sessões orgânicas em X%, aumentar as conversões em Y por mês e/ou aumentar as receitas em Z%.

Ao definir metas, é importante ter em mente algumas coisas.

Primeiro, elas precisam ser alcançáveis. Metas desafiadoras são boas, mas benchmarks impossíveis podem realmente funcionar como um desincentivo.

Igualmente importante: você precisa dar tempo para a campanha funcionar.

De acordo com o Google,

“…na maioria dos casos, os SEOs precisam de quatro meses a um ano para ajudar seu negócio a implementar melhorias e depois ver benefícios potenciais.”

Desenvolvendo Um Orçamento

Suas metas determinarão quais táticas são necessárias para o sucesso. Isso, por sua vez, estabelece uma estrutura para desenvolver um plano de ação e o orçamento necessário para apoiar esse plano.

Isso nos traz de volta ao posicionamento e à atenção àqueles fatores que movem o ponteiro.

  • Como sua arquitetura de informação se compara à dos concorrentes?

  • Como sua estratégia de conteúdo se compara à concorrência?

  • Como seu perfil de backlinks se compara aos sites melhor classificados?

As respostas a essas perguntas determinarão prioridades e o volume de trabalho necessário para atingir suas metas.

Em muitos casos, o trabalho real realizado será o mesmo, independentemente do nível de orçamento. A diferença está no volume de trabalho realizado.

Se você adicionar o dobro do conteúdo e o dobro dos links no nível de orçamento “B” em comparação com o nível de orçamento “A”, é mais provável que alcance sucesso mais cedo com o orçamento mais alto.

Dito isso, o orçamento certo é aquele que você pode pagar, sem perder o sono, por um mínimo de 6 e idealmente 12 meses.

Leva tempo para planejar, implementar e ajustar adequadamente uma campanha para avaliar seu sucesso.

Além disso, lembre-se de que quanto menor o orçamento, mais longa a jornada.

Quanto Você Pode Esperar Gastar com SEO?

Para executar uma campanha local, você poderia orçar entre R$1.000 e R$5.000 por mês, a faixa de orçamento mais comum entre profissionais de SEO pesquisados em 2023.

O orçamento provavelmente será maior para uma campanha nacional ou internacional, com muitos profissionais de SEO trabalhando com orçamentos que excedem R$50.000 por mês para campanhas mais amplas.

Algumas empresas oferecem um “pacote de teste” a um preço mais baixo sem contrato. Isso permite que clientes em potencial testem seus serviços enquanto minimizam o risco.

Existem algumas opções se você não pode pagar para contratar um profissional de SEO de alto nível. A mais comum é uma auditoria única de SEO do site com recomendações acionáveis.

Apenas consertar seu site muitas vezes levará a um aumento significativo no tráfego orgânico. Desenvolvimento de conteúdo e análise de palavras-chave são outras áreas onde você pode obter ajuda de um profissional por uma taxa fixa única.

Outra opção é tornar-se um especialista e fazer você mesmo.

Cálculo de ROI de Busca Orgânica

Exemplo: vendendo Celular

Relatório de ROI

Métrica Valor
Número de novos clientes adquiridos via busca orgânica (mês) 10
Renda líquida média (lucro) por pedido R$500
Lucros totais de novos clientes de busca orgânica (mês) R$5.000
Orçamento mensal de marketing (despesa) R$12.500
ROI (Lucros ÷ Gastos – 1) -60%

A falha na calculadora acima é que não leva em consideração o valor vitalício de um novo cliente.

Varejistas online precisam de negócios repetidos para crescer. Ao não calcular o valor vitalício de um novo cliente, o verdadeiro ROI é grosseiramente subestimado.

A maneira certa de calcular o ROI é incorporar o valor vitalício à calculadora.

Para calcular o custo do SEO e seu verdadeiro ROI, use esta fórmula:

Lucros vitalícios médios de novos clientes adquiridos em um mês divididos por gastos mensais de marketing orgânico.

Cálculo de ROI de SEO de Busca Orgânica Assumindo Valor Vitalício

Mesmo exemplo: vendendo celular

Relatório de ROI Vitalício

Métrica Valor
Número de novos clientes adquiridos via busca orgânica (mês) 10
Renda líquida média (lucro) por pedido R$500
Lucros totais de novos clientes de busca orgânica (mês) R$5.000
Número médio de pedidos por cliente ao longo de uma “vida útil” 5
Lucro vitalício médio total R$25.000
Orçamento mensal de marketing (despesa) R$12.500
ROI (Lucros vitalícios ÷ Gastos – 1) 200%

Como você pode ver, essa única variável faz uma enorme diferença na forma como o ROI é declarado.

Campanhas de SEO São Investimentos de Longo Prazo

Diferentemente do PPC, uma campanha de busca orgânica não produzirá resultados imediatos.

Uma campanha abrangente de SEO envolverá uma combinação de SEO técnico, marketing de conteúdo e construção de links. Mesmo quando executado à perfeição, leva tempo para o Google reconhecer e recompensar esses esforços.

Dito isso, o tráfego obtido desses esforços é frequentemente o mais consistente e com maior taxa de conversão entre todos os canais.

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