como escrever um artigo

Escrever um bom artigo não é tão simples como parece, demanda algum tempo e planejamento.

Porém o resultado que um bom artigo pode trazer é poderoso, um artigo bem escrito pode render dinheiro por muito tempo, ou trazer muitas oportunidades de negócios para você!

Por isso, dedique-se a planejar melhor seus conteúdos e fazer com que ele seja interessante para quem você está escrevendo!

Antes de começar a compor seu artigo primeiramente pense qual objetivo deste artigo, qual seria a principal finalidade deste conteúdo?

Os objetivos do conteúdo podem ser basicamente de dois tipos

  • Informação
  • Conversão

Eu sei que estou sendo um pouco simplista, mas olhando de forma bem macro, os objetivos são estes mesmo, porém podemos ter subdivisões, por exemplo, o artigo de informação, pode ainda ter como objetivo o engajamento com algum outro conteúdo, pode também fazer com que a pessoa vá para uma página de conversão a posterior.

Já o de conversão, pode ser vários tipos de conversão, pode ser do tipo conversão de em vendas ou leads, ou download de um conteúdo, enfim todas essas ações poderiam ser consideradas conversões!

Ter isso bem definido vai ajudar na sua tarefa na hora de escrever o artigo, e isso ajuda muito mesmo a desenvolver melhor a ideia.

Planejamento de palavras

Depois de decidirmos qual objetivo do nosso artigo, precisamos partir para outra etapa importante, saber se as pessoas tem interesse nesse conteúdo.

De nada vai adiantar você escrever um lindo texto sobre seu dia, se as pessoas não querem saber do seu dia, a não ser que você seja uma pessoa muito famosa, dificilmente as pessoas irão parar para ler este tipo de conteúdo!

Para resolver este problema existem inúmeras ferramentas que podem nos ajudar, existem as ferramentas pagas e as gratuitas.

O próprio Google pode nos fornecer algumas ideias interessantes, o próprio autocomplete do Google e suas sugestões de pesquisa podem ser bem úteis se você quer agilidade!

Com base nessas sugestões você já pode escrever algo, pois se o Google está dando essas sugestões é por que existem pessoas pesquisando por isso com certa frequência!

Uma das coisas mais importantes é você saber que está causando algum tipo de emoção no leitor ou respondendo alguma dúvida dele!

Outra ferramenta que pode ajudar é o Google Trends, esta ferramenta é muito util para você saber o que está bombando na Internet e ainda entender sazonalidades ou tendências.

Quando você pesquisa por um termo, você pode visualizar uma curva de tendência, e com ela podemos ver se as pessoas ainda tem interesse sobre aquele assunto, ou descobrir picos de buscas.

Você pode também fazer comparações entre os termos buscados, por exemplo se colocamos dois tipos de modelo de carros, poderemos saber qual deles é mais buscado e qual seria melhor opção para você escrever um artigo.

Se você quer ser mais assertivo, pode utilizar o velho e conhecido planejador de palavras chave.

Para acessar este planejador, basta criar um conta no Google Ads e m seguida acessar o planejador. Através dele você pode ter uma visibilidade maior da quantidade de buscas que as palavras possuem, pode selecionar por localidade (caso tenha um negócio local), e ainda pode ter outras ideias, se você pode exemplo joga uma palavra mais abrangente como:

“Qual melhor curso de …”

Se você coloca um termo como este, vão surgir diversas sugestões na ferramenta, dando possibilidades para você escolher o melhor termo apra escrever seu artigo.

Ao entrarmos nessa etapa a coisa começa a ficar um pouco mais técnica, e não posso continuar essa explicação sem que você as Long Tails (caldas longas) e Short Tails (caulas curtas).

Esses dois tipos de expressões são usados para compreendermos a intenção do usuário e seu estado mental, ao compreendermos isso, podemos saber o que ele está pensando na hora de pesquisar e seremos muito mais assertivos no texto deixando a coisa muito mais interessante!

Vamos  um exemplo:

Melhor restaurante

Qual melhor pizzaria para beber um chopp

Na primeira pesquisa o usuário está apenas fazendo uma pesquisa abrangente, com este tipo de pesquisa não vamos conseguir ser muito assertivos no texto, pode ser que ele querida um Sushi, ou pizza, ou rodízio de carnes, fica meio difícil saber.

Já no segundo temos uma bela Long Tail, e com esse tipo de pesquisa nós conseguiremos ir direto ao ponto e resolver o problema do nosso leitor!

Obviamente que para o primeiro termo, teremos muito mais buscas que o segundo, mas isso não importa, o segundo termo será muito mais útil e vamos conseguir ter melhores resultados no mecanismo de busca como na satisfação do usuário, desde que você capriche no texto!

Nem é preciso dizer que o primeiro termo de busca é o da Short Tail e o segundo é uma clássica long tail.

Existe um livro inteiro que trata desse assunto das Long Tails e se você quer se aprofundar sobre este assunto vale a pena a leitura.

Como escrever um bom artigo para Blog?

dicas para fazer um artigo otimizado para SEO

Bom, agora nós iremos partir para a composição do texto, já temos os elementos necessários para começar a escrever.

É interessante dar uma ollhada em outros textos de blogs que tratam deste tema pois podem surgir ideias, e quanto melhor seu texto for com relação aos outros, mas chances você tem de ficar acima deles nos resultados de busca orgânica.

Para isso é importante que o texto seja o mais completo possível, é óbvio que você precisa conhecer seu público e saber se eles gostam de saber os mínimos detalhes ou se basta ser sucinto, isso ai depende muito do público que engloba seu nicho.

Titulo do Artigo

O Título do arquivo precisa conter a palavra chave que você selecionou, isso é fundamental, mas não é tudo, além disso ele precisa ter um pouco de copywriting, para simplificar ele precisa atiçar alguma emoção do Leitor!

Então temos um artigo que fala sobre ganhar dinheiro, não podemos simplemente dizer no título:

Como Ganhar dinheiro

Precisa ser algo melhor, para isso precisamos inserir alguns elementos amais ali, por exemplo:

Como ganhar dinheiro e demitir seu chefe

Olha ficou bem melhor não é, inserimos algo que vai mexer com o emocional de muitas pessoas.

Subtítulos do Artigo

Já nos subtítulos podemos inserir variantes desta primeira palavra, sem tornar o texto enfadonho e parecer uma máquina que está escrevendo, precisamos sempre priorizar a qualidade do texto!

Ao pesquisar outros textos de outros Blogs, você poderá ter muitas ideias interessantes, e na pesquisa que você fez na ferramenta do google poderá também colher muitos insights que poderão ser inseridos no texto.

É importante entender que os subtítulos irão desempenhar um papel importante na composição do texto, e eles são tão importantes quanto o título.

No nosso exemplo nós tínhamos o título “Como ganhar dinheiro e demitir seu chefe”, á no subtítulo podemos usar coisas como:

  1. Como pedir demissão depois de ter acertado a Loteria?
  2. Não esqueça isso na hora de pedir demissão
  3. Fale isso para seu chefe na hora de pedir demissão

Eu não cheguei a pesquisar exatamente se tinham buscas para essas palavras, isso pode ou não ser importante dependendo do seu nicho de atuação, o importante mesmo é tentar juntar as palavras pesquisadas com a qualidade do texto.

Com os exemplos que dei, acredito que você iria conseguir fazer com que o leitor mantivesse o interesse no texto trazendo até certo humor para ele, isso iria garantir mais tempo de leitura no site, iria agradar sue leitos, e com isso o Google iria ver que seu site possui bom conteúdo

Linkagem Interna e externa

Depois de feito tudo isso, precisamos ligar alguns pontos, é muito importante que o leitor não fique apenas numa mensagem, ele precisa navegar no seu site.

Para isso iremos usar alguns links internos em algumas palavras importantes dentro do texto, no exemplo que dei acima, algumas palavras que posso imaginar que teriam neste texto que poderiam ser usadas como linkagem interna.

  • Direto do trabalhador
  • carteira do trabalho
  • carta de demissão

Ou seja, isso pode ser usado para textos pré existentes no site, ou pode dar ideias de nocos textos que seriam interessante adicionar posteriormente, é por isso que fazer um processo de SEO no seu site, ou seja, não com códigos difíceis, basta apenas pensar no seu leitor, e como ele iria interagir com seu artigo e partir para execução, faça com que ele fique no seu site o máximo de tempo possível.

Já os links externos, irão retirar o usuário do seu site, mas não é por isso que estes links são ruins, no nosso exemplo, você poderia deixar um link par um site do governo, ou um video seu no Youtube, isso com certeza iria tornar seu texto ainda mais útil para o leitor.

Não se preocupe com link externos se o teu site tiver conteúdo de valor! Se o conteúdo é bom ele irá voltar certamente.

A única ressalva com relação a links externos é não fazer link para outro site concorrente usando a mesma keyword escolhida, ou seja, se você está escrevendo um artigo que a principal palavra selecionada foi “Como chupar cana e assobia” você não pode usar esta palavra como âncora para seu link apontando para o site do vizinho, do contrário esse seu concorrente sempre ficará um passo à sua frente!

Imagens do Artigo

como criar um bom conteúdo para blogAs imagens são outro fator importante a considerar, um texto sem imagens agradáveis pode ser muito monótono, por isso escolha boas imagens para tornar nosso artigo mais atrativo! 

Não use imagens de baixa qualidade e tenha cuidado com o tamanho dessas imagens, eu falo em relação ao peso da imagem com arquivo o ideal é que você tente deixar ele o mais leve possível.

Imagens que estejam acima de 100 kb podem já ser um problema e deixar sua página bem pesada, principalmente se você usar muitas imagens no texto.

Para melhorar a qualidade e o tamanho das imagens, você pode usar o Photoshop ou outr programa que tenha afinidade, depois disso ainda é possível comprimir as imagens usando sites online de compressão, um dos mais famosos é https://tinypng.com/ existem também plugins dentro do WordPress que irão comprimir essa imagens ou atrasar o carregamento delas como o Lazy Load.

Existe ainda um outro elemento chamado ALT Text, esse texto é um texto alternativo, que é usado para programas de acessibilidade.

Um cego poderá ler seu texto do Blog usando esse tipo de programa, quando ele chegar na parte da imagem o programa vai ler esse texto alternativo.

É importante usar a palavras chaves nesse Alt Text para melhorar o SEO do site, você também pode inserir outras imagens e usar sinônimos da palavra chave nestas imagens. 

Cuidado para não ficar super otimizado para a mesma palavra, então é ideal não ultrapassar mais 2% dessa keyword dentro do texto e nas Alt Text das Imagens!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *